Na construção de uma estrutura de grande capacidade, a concepção do projeto vem com um esquema capaz de criar um conjunto de situações ricas e diversas de interesse para a escola de arquitetura, a cidade e a paisagem.
Três plataformas aos nove, dezesseis e vinte e dois metros acima do nível do solo natural, servidas por uma rampa externa com inclinação suave, progressivamente colocam a superfície do solo da cidade em contato com o céu por cima.
Uma estrutura de aço leve redivide a altura desses níveis principais. Ela permite que os espaços dedicados ao programa sejam generosamente instalados e cria um sistema adaptado à sua extensão e sua evolução futura.
Ligadas aos espaços do amplo programa, estão amplos volumes com pé direito duplo com funções não atribuídas, as fachadas transparentes que aproveitam os raios do sol e concedem o clima interior. Por iniciativa dos alunos, professores ou visitantes, esses espaços se tornam o locus das dotações possíveis, eventos e programação. A qualquer momento uma adaptação da escola para novas intervenções e sua reconversão são possíveis.
Como uma ferramenta pedagógica, o projeto questiona o programa e as práticas da escola, tanto quanto as normas, tecnologias e seu próprio processo de elaboração.